top of page

Vamos falar sobre Arte?



A designação do termo Arte vem do latim Ars, que significa habilidade. É definida como uma manifestação humana através de uma atividade criadora em busca de um padrão estético visual, desenvolvida por artistas que se baseiam em suas próprias emoções. Geralmente a arte é um reflexo da época e cultura vivida. A Arte existe desde os primeiros indícios do desenvolvimento do homem, inicialmente utilizada para suprir necessidades de sobrevivência, como utensílios de cozinha e inscrições em cavernas e muito depois para a criação de objetos de decoração que buscam em sua essência exprimir a beleza.


A Arte é expressa basicamente através de recursos visuais, ou seja, não verbais como desenho, pintura, modelagem em madeira ou cerâmica, tear, corte e colagem, dança, dentre outras técnicas. Cada técnica é passada de geração em geração através de seus descendentes e muitas vezes perpetuam dentro e fora das famílias através da transmissão desse conhecimento ancestral por meio de aulas. Para se aperfeiçoar em determinada técnica, a pessoa precisar praticar suas habilidades dentro e fora da sala de aula e assim estará desenvolvendo um estilo próprio de expressão.


Outra forma de contato com a Arte é por meio da participação em oficinas temáticas. Elas são uma oportunidade de vivenciar uma prática artística diferente da que estamos habituados, onde o artista palestrante expõe inicialmente suas habilidades de forma teórica e posteriormente demostra na prática, convidando os participantes a atuar com o material e a técnica através de uma vivência prática. As oficinas criativas funcionam como sementes, que germinam a possibilidade de abrir novos caminhos a serem explorados posteriormente através de aulas mais aprofundadas com as técnicas e práticas do segmento de arte escolhido, de modo que se obtenha o crescimento de novos talentos e habilidades ao longo das aulas. É também um momento em que você deixará todos os seus problemas de lado para estar em grupo compartilhando os seus dons e explorando a sua criatividade. Afinal, todos nós temos o potencial criativo!


Neste aspecto a Arte também funciona como terapia. Quando estamos imersos no processo do fazer artístico, o nosso campo racional é deixado de lado, dando espaço para soltarmos todas as nossas tensões do dia a dia, expressando assim o que vem do campo emocional. Sendo assim, temos o recurso da Arteterapia, que se utiliza da Arte como base de processos terapêuticos conduzidos por um profissional habilitado por meio de curso de pós-graduação regulamentado pelo MEC, o Arteterapeuta. Esse processo arteterapêutico pode ser conduzido de forma individual ou em grupo visando estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência, especialmente por acessar com maior facilidade nosso campo emocional. Neste caso, utiliza a expressão simbólica, de forma espontânea, sem preocupar-se com a estética.


Enfim, toda forma de arte é uma oportunidade de expressarmos nossa essência, independente de termos ou não habilidades manuais. O que realmente importa é que a cada oportunidade de contato com esse universo, a criatividade é colocada em ação e percebe-se que algo maior que a mente racional está querendo se expressar. Permitir que essa “voz” saia é fundamental e necessário para qualquer ser humano.


Luciana Juhas Maurus é Artista, Arteterapeuta e membro integrante do projeto da PAT – Produção Associada ao Turismo de Extrema/MG @lucianamaurus.arteterapeuta


Comments


bottom of page