O que é Mandala Terapêutica?
- Luciana Maurus
- 6 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Na Mandala terapêutica, a energia psíquica se materializa por meio das cores, formas e movimentos, revelando símbolos que surgem do nosso inconsciente mais profundo.
Quando ampliamos a compreensão sobre estes símbolos, conteúdos que estavam encobertos se tornam conscientes pouco a pouco, e vamos reconhecendo, transformando e elaborando conflitos internos, ou ainda reencontrando sonhos que não tínhamos contato. Promover essa comunicação entre consciente e inconsciente favorece uma vida mais plena e realizada.
Como dizia Joseph Campbell, esses símbolos provém da psique. Eles falam de e para o espírito. Eles são de fato o veículo de comunicação entre as dimensões mais profundas da nossa vida espiritual e esta camada relativamente fina da consciência pela qual governamos nossas existências na luz do dia.
Um dos grandes poderes do processo com a Mandala Terapêutica é reaprender a olhar para a vida, para os nossos sentimentos, emoções e assim encontrar uma forma de estar mais presente na vida.
Dentro do universo da Mandala, a cor é essencial. Por meio dela emoções, sentimentos, medos e desejos se revelam e nos tornamos conscientes de aspectos íntimos que não tínhamos contato. As cores que surgem dentro desta proposta são condutores naturais do caminho de autoconhecimento e aumento de potência de vida.
Trabalhar com uma ferramenta de linguagem não verbal como a Mandala Terapêutica, e poder desfrutar da abrangência que esse recurso proporciona, requer que o profissional arteterapeuta conheça níveis mais profundos da psique.
Dentro dos níveis do trabalho com a Mandala Terapêutica temos:
Base concreta: Ligada a racionalidade – a visão, pensamentos, ideias, sentimentos, que normalmente já se conhece.
Base corpo/mente: Ligada a sensação/percepção. Abertura para perceber o que não se sabe. Consciência se expande.
Base transpessoal: Ligada a respiração, silêncio e profundidade. Possíveis insights. Apreensão ampla da experiência.
Sem um conhecimento mais amplo, utilizando a técnica pela técnica, não funciona. Por isso, procure um profissional terapeuta que já tenha passado pelo profundo processo pessoal junto as mandalas e realize também o seu processo terapêutico com essa potente ferramenta e conclua você mesmo os resultados após essa experiência.
Luciana Maurus - Arteterapeuta
Comments