top of page

O MELHOR DE EXTREMA/MG

A cidade de Extrema é a primeira cidade mineira chegando de SP à MG. É dividida por rotas turísticas e está cada vez se estruturando melhor para receber os turistas, principalmente vindos de São Paulo, tendo em vista sua proximidade com a nossa Capital Paulista – apenas 110 km. De acordo com o material desenvolvido recentemente pela Secretaria Municipal do Turismo que recebi da minha querida amiga Rose, as rotas turísticas são de acordo com o seguinte mapeamento: das Rosas (Centro), do Sol (Norte), dos Ventos (Sul), das Águas (Leste) e das Pedras (Oeste).


Conforme já mencionei nos posts anteriores, a minha primeira experiência em Extrema foi um retiro em grupo em 2016, onde ficamos hospedadas na Pousada Saúde Melhor que fica na Rota dos Ventos. Lá tem um espaço maravilhoso de Arcanjo Miguel e de Índios Xamãs com um restaurante vegetariano maravilhoso. Pena que o restaurante só abre aos sábados, e ao público externo apenas quando não estão com grupos grandes na Pousada, ou seja, ligue antes de arriscar. Lá conheci também o Pico dos Cabritos que tem uma vista panorâmica linda da Serra da Mantiqueira.



Como já mencionei no post anterior, sempre que vou a Extrema eu acabo me hospedando na Pousada Refúgio Pé de Serra, que fica na região central – Rota das Rosas. Quem me apresentou o local, assim como muitos lá em Extrema, foi minha amiga Silvia Sato que já havia se hospedado lá várias vezes anteriormente. Já testamos outros lugares, mas as acomodações na cidade ainda deixam bastante a desejar. Lá no Refúgio não tem café da manhã, mas o lugar vale a estadia pela sua exuberância natural, porque café da manhã bom mesmo é o Café Colonial lá do Recanto do Ipê que fica na rota das Águas, passando a Cachoeira do Salto. Lá vocês vão poder experimentar as geleias e pães maravilhosos feitos artesanalmente e ainda serão recebidos pelo casal mais fofo do universo, a Dalva e o Zamboni. Saindo de lá, logo em frente está o Apiário Flor Brasil. Vale a pena experimentar o mel de flores silvestres, dentre outros produtos maravilhosos que o Silvio tem por lá em sua produção artesanal.



Saindo da Rota das Águas e entrando na Rota do Sol, vocês podem visitar o Paraíso do Shimeji, onde o Gustavo apresentará os quitutes feitos com shimeji de produção própria, como o Shimeji em conserva e a compota de Shimeji com tomate seco e pimenta biquinho. A Rita, esposa dele trabalha com joias em pedras naturais, as quais também expõe e comercializa por lá. Além de tudo o que eles oferecem, a propriedade tem uma característica única! Uma linda cachoeira atravessa toda a propriedade com as águas da nossa Mãe Terrena. Saindo do Paraíso do Shimeji à direita, se você avançar um pouco mais, irá conhecer o Convento Ain Karin. É um lugar lindo, o qual você sente a paz logo ao entrar. Fomos recebidas pela Irmã Madalena que nos apresentou a Capela que tem uma pintura linda de Maria, mãe de Jesus e sua prima Isabel com seu filho João Batista feita a mão. Para quem não sabe ou não se lembra, Jesus e João Batista eram primos, mas quantos conflitos entre católicos e batistas já ouvimos falar na história, não!? Independente de crenças, precisamos dizer não a intolerância religiosa, pois o amor deve sempre prevalecer sobre o ódio. Mesmo para quem não é Católico, vale a pena a visita ao lugar que faz um trabalho fantástico com crianças órfãs.



Agora falando um pouco sobre a gastronomia na cidade, há anualmente o Festival de Inverno durante todo o mês de julho na praça central onde se concentram vários truck foods ao redor da praça que tem ao fundo um palco onde acontecem shows de bandas locais. Entre 15/08 a 15/09 ocorre também o Festival Comida de Boteco que inclui um Roteiro Gastronômico, o qual conheci apenas o Villa Ramos na minha última ida à cidade. No entanto, o meu restaurante preferido na cidade é o Soul Sushi, onde a proprietária Bela é uma Sushi Woman de mão cheia! Com curso de gastronomia no Japão, ela sabe filetar um salmão como ninguém e ainda que compra o Shimeji do Gustavo lá do Paraíso do Shimeji. Não tem como não amar, né gente!



Sobre as trilhas e locais de aventura, já conheci o Pico das Flores e o Pico do Cume na Serra do Lopo, onde sai com minha amiga Silvia apenas com barrinhas de cereal e uma garrafinha de água na mochila e chegamos lá...rsrs Foram as melhores experiências de trilha que já fiz! Depois, ouvimos falar na Pedra do Sapo e da Sacerdotiza e vimos que podia ser mais longe que a do Cume, aí fomos buscar referências e achamos o Grecco da Extrema Trip (inta: @extrema_trip). Ele nos guiou prontamente e foi muito gentil! Que lugares mais incríveis tem naquela cidade!



Também conheci no início deste ano o Retiro Tao Tien por indicação da minha amiga Silvia. Eu estava tranquila os primeiros dias do ano e pensei, é pra lá que eu vou! Não podia ter encontrado lugar melhor para descansar corpo, mente e alma. Fica em Extrema, mas próximo a Vargem e lá é tão bom, que já voltei de novo no mês passado! Rsrs O casal de proprietários Manuela e Márcio fazem uma leitura de aura maravilhosa, onde ele desenha sua aura no templo budista que há no local e ela depois faz uma leitura com base no desenho dele de sua aura. Como é lindo de ver a sintonia espiritual entre os dois! E o mais louco é que ela te lê mesmo de cabo a rabo...kkkk Infelizmente ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a Tiffani Gyatso, filha da Manu, que tem lá no mesmo local o Atelier YabYum, mas estou seguindo seu trabalho nas redes sociais e sei que não faltarão oportunidades. Ela é artista plástica e fará um retiro de arte tibetana em Dharamsalla na Índia em Janeiro de 2019. Estou aceitando patrocínio...kkkk



No feriado de Páscoa deste ano acabei participando de um retiro voltado para o Sagrado Feminino organizado pela minha amiga querida Juliana Guastapaglia que tem o Espaço Pulsar Terapias junto com seu marido Igor Vieira que fica localizado lá no Refúgio Pé de Serra. Aliás, eles se conheceram lá no Retiro Tao Tien...rsrs Esse retiro do Feminino, no entanto, aconteceu na Fazenda Atalanta (Região de Toledo), onde a Jú contou com a ajuda da aromaterapeuta Carla Nicolini. Lá também conhecemos o trabalho maravilhoso com as ervas da Nágila Silveira que também é de Extrema e tem o espaço Mãos Que Plantam onde ela elabora arranjos de plantas magníficos. Eu inclusive comprei um lindo para dar de presente para minha mãe que faria aniversário naquela semana. Nesta oportunidade pude expor minha arte e as meninas amaram e adquiriram várias peças. Foi uma troca incrível de ensinamentos num local que é mais um Santuário da Mãe Natureza onde vivemos experiências únicas!



Se você ainda não conhece a cidade de Extrema, ficam aqui algumas dicas que eu super indico!


Boa viagem!!


Comments


bottom of page