Arteterapia para Crianças
- Luciana Maurus
- 20 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

A curiosidade das crianças dá forma ao potencial de sua criatividade. Elas têm uma grande capacidade de gerar novas ideias, que podem ser refletidas em suas brincadeiras e perguntas. Também contam com a imaginação, um recurso importante que as ajuda a aproveitar a vida da melhor maneira.
Então, a criatividade das crianças pode ser explorada de várias formas, e uma delas é a arte. Através dos processos criativos, as crianças podem aprender, explorar, estimular várias sensações e percepções, aprender recursos para enfrentar situações difíceis, melhorar a atenção, as habilidades motoras e a habilidade visuoespacial, entre outras coisas.
Inclusive, muitas vezes pensamos que as crianças não têm problemas, mas isso não é verdade, pois é claro que elas têm. Assim como têm medos e preocupações. A diferença é que demonstram de outra maneira. Os exercícios de arteterapia são uma excelente opção tanto para ajudá-las a encontrar um caminho de expressão quanto para solucionar os problemas. Neste sentido é importante que o arteterapeuta se adapte a linguagem na criança para conseguir conquistar sua confiança.
Um bom exemplo é quando a criança está no campo do brincar. Neste ambiente lúdico ela reúne objetos ou fenômenos da realidade externa e os coloca a serviço de uma amostra derivada de uma realidade interna ou pessoal. Ali ela manipula esses fenômenos externos e os coloca a serviço do sonho, atribuindo a eles significado e sentimento. Esse espaço do brincar em ambiente terapêutico propicia oportunidades de experiências amorfas, impulsos criativos, motores e sensoriais, que constituem a matéria-prima da psique da criança. É com base no brincar que se constitui a totalidade da existência experimental humana.
Confira abaixo alguns benefícios da Arteterapia para as crianças:
* Potencializam a exploração e a criatividade
* Desenvolvimento de habilidades sociais e expressivas;
* Melhora da autoestima e autoconfiança;
* Desenvolvimento cognitivo, psíquico e motor, auxiliando na integração de aspectos psicológicos, físicos e sociais;
* Contribuição para resolução de conflitos emocionais;
* Potencializam funções executivas como a atenção, a memória, a orientação espacial;
* Melhoram a linguagem;
* Fomentam o autoconhecimento;
* Ajudam a trabalhar em grupo;
* Geram segurança e sentimentos de se sentir ouvido;
* Aumentam a confiança em si mesmo;
* Favorecem a comunicação e expressão;
* Facilitam a tomada de decisões;
* Ajudam a enfrentar os problemas;
A arteterapia também é um grande facilitador para crianças com o espectro autista. Crianças autistas possuem maior dificuldade em se expressar e em sociabilizar, então a arteterapia entra como um espaço seguro para elas terem essa oportunidade de desenvolvimento expressivo.
A arteterapia, portanto, é uma maneira de fomentar o bem-estar das crianças. Sem dúvida, é um método inigualável que lhes permite aprender como expressar, resolver e enfrentar os problemas de uma forma divertida e leve.
Luciana Maurus - Arteterapeuta
Comments